Páginas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Desenhando com luzes !

Desde que eu comprei minha câmera fotográfica (em janeiro de 2011), eu descobri que gastar tempo com fotos pode ser algo bem divertido e, nos meus momentos de criatividade me dá vontade de testar as infinitas funções de uma câmera.
Uma das funções mais legais de mexer é a que você consegue "desenhar com luz". Você provavelmente já viu fotos nas quais as pessoas usam da luz como um lápis e fazem desenhos de fios de luz no ar e a câmera captura o moviemento dessa luz em vários frames e transformam em uma fotos só.

A primeira vez que eu tentei usei um fósforo.
 É bem simples de fazer, desde que você tenha algo como uma lanterna e, claro, uma câmera que possa seguir os seguintes passos.

1º Passo: Função "scene" (cenário ou SNC) da câmera.
É necessária que sua câmera possa mudar as opções de foto. No mesmo lugar que você escolhe se quer um vídeo, ou uma foto à noite, ou foto com movimento, ou etc você pode mudar para esta função. Por exemplo, aqui.

2º Passo: Opção "fireworks" (fogos de artifício).
Dentro da função snc você tem maris opções para a foto, e é importante que esteja na opção "fireworks", porque é ela que capta a luz com movimento.

3º Passo: Use a luz.
Você precisa ter algo que ilumine, seja isso uma lanterna, uma vela, um fósforo ou qualquer coisa que tenha uma luz considerável. Além de que você precisa estar em um lugar escuro. Feche seu quarto ou vá para fora de casa à noite, qualquer lugar pode dar um efeito legal para foto.

4º Passo: HAVE FUN !
Tenha ideias criativas para desenhar no ar. Posicione a câmera em algum lugar e ative o timer para que você possa se preparar antes da foto ser tirada. Você vai ouvir a câmera dar um primeiro "click" no qual ela começa a capturar a foto (mas, por garantia, começe a fazer o desenho no ar repetidamente antes do click) e um click final que ela termina de capturá-la.

O efeito nem sempre é o mesmo, mas você precisa variar as suas fontes de luz para mudar o jeito que a luz faz o desenho, mas o resultado é super divertido !




A foto com fundo preto eu tirei no meu quarto e usei uma mini lanterna para desenhar. Já os outros dois eu resolvi usar a própria câmera e, com o movimento dela, capturar as luzes dos carros e postes na rua à noite.
Tem vários jeitos legais de fazer, só use a criatividade !

2 comentários:

O que você achou do post? Deixe mais um pouquinho da sua mágica aqui ! Comenta, vai !